A medicina integrativa ajuda no tratamento a depressão
Depressão é assunto sério. O ano todo. Como psiquiatra, percebo cada vez mais a importância de repetirmos frases simples como essa, pois a luta contra esta e outras doenças mentais deve ser constante. Muitos de meus pacientes encontram conforto nas terapias alternativas que são proporcionadas pela medicina integrativa. Vamos entender, juntos, como a medicina integrativa pode ajudar no tratamento da depressão?
Antes de tudo, é importante entender que a medicina integrativa trata o paciente como um olhar global. Além de tratamentos baseados em evidências clínicas, busca outros métodos alternativos para aprimorar os cuidados de determinada doença. Desta forma, pode ser menos invasiva e mais acolhedora do paciente.
Este é um método de tratamento holístico que traz um olhar humanizado para a medicina, pois cria uma conexão e trocas entre médico e paciente. Cura o físico, o mental e o espiritual.
A depressão atinge milhares de pessoas ao longo da vida, e sempre por motivos diferentes. Com isso, é fundamental que se tenha um tratamento específico e que respeite a individualidade de cada paciente. A medicina integrativa se torna uma grande aliada justamente neste ponto, pois existe a possibilidade de escolher o melhor caminho a se seguir em cada caso.
Por exemplo: um paciente que desenvolve um quadro depressivo pois luta há muito tempo contra a obesidade, pode se beneficiar da integração de psiquiatria, psicoterapia, meditação e nutricionista. Existem diversos alimentos, inclusive, que servem de tratamento natural para combater a depressão, como o chocolate amargo, a banana, a laranja…Seguir uma dieta saudável e praticar exercícios rotineiramente é um ótimo jeito de combater a depressão, pois estimulam os neurotransmissores a produzir serotonina.
Existem ainda diversas terapias holísticas que podem auxiliar no controle da depressão de uma pessoa: aromaterapia, acupuntura, grounding, fitoterapia e muito mais. Converse com seu psiquiatra sobre as infinitas possibilidades da medicina integrativa e encontre o melhor caminho para a cura. Lembre-se sempre que minhas portas estarão sempre abertas para conversarmos!